Depois de dois anos como espectador, atento, do maior evento de Marketing Online em Portugal no passado dia 10 de Outubro tive o privilégio de participar no eShow Lisboa 2012, como orador, no âmbito do Fórum SEO, com uma breve apresentação que tinha como principal objectivo partilhar alguns dos meus conhecimentos na área e passar a mensagem de que as empresas devem apostar no SEO para alavancar vendas.
Iniciei a apresentação com o Case Study dos resultados que tenho vindo a obter com a optimização dos sites Pousadas.pt e Pestana.com, em que cada visita vinda dos resultados orgânicos vale mais de 5€, para mais à frente indicar alguns dos pontos chave da estratégia de SEO que está a ser implementada em ambos os sites e que tem por base um Keyword Research Efectivo:
- Analise ao Tráfego Potencial;
- Observar Concorrência e Potencial Eficácia;
- Selecção de Keywords para Meta Tags e Landing Pages;
- Long Tail Keywords;
- Apostar no Title e na Meta Description;
- Estratégias avançadas de Link Building;
- Presença efectiva nas Redes Sociais.
Pelo meio deixei a minha definição de SEO, com o intuito de passar a mensagem de que esta é uma arte que vai muito além da mera classificação:
O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões.
Tempo ainda para uma breve nota sobre as vantagens do SEO em detrimento das campanhas de PPC, como o Google AdWords, ainda que a utilização de ambas seja determinante para uma estratégia de Marketing Online efectiva. Nesta breve nota enumerei o investimento reduzido, a credibilização da presença online e um maior ROI como os principais benefícios de uma aposta em SEO.
A finalizar uma breve, e superficial, explicação de como funcionam os motores de busca.
Apesar do tempo esgotado deixei ainda algumas notas finais, sendo que, o destaque foi para o código que permite desligar a personalização do Google. Ficou a faltar o vídeo…