Existem vários motivos para utilizarmos o Google Analytics, a ferramenta de Web Analytics que tem uma quota de mercado de 83,5%, neste pequeno artigo destaco os seguintes:
Medir para Otimizar
Parece ser relativamente óbvio que é impossível otimizar o desempenho das iniciativas de marketing e vendas se não as conseguirmos medir. A medição através de plataformas Digitais está facilitada mas será que podemos utilizar o Google Analytics para medir conversões Offline? Vou lançar em breve um artigo dedicado exclusivamente a este tema. Fiquem atentos!
É Grátis!
O primeiro e mais atraente dos motivos para usarmos o Google Analytics é ser gratuito, ou seja, não requer o pagamento de licenças de Software, taxas por recolha de dados, contratos anuais, etc!
Mas o ser grátis não lhe retira a capacidade de ser uma ferramenta extremamente poderosa e que nos fornece informações vitais para acompanhar as acções de Marketing ajudando-nos a fazer a distinção entre o que está a funcionar bem e o que precisa de ser melhorado.
Integração com outras plataformas Google
O Google Analytics é também uma ferramenta muito eficaz porque consegue juntar num único local outras ferramentas da Google como o AdWords, Search Console e Youtube. Isto significa que conseguimos reunir toda a informação num só local sem necessidade de integrações tecnológicas adicionais e/ou complexas. Acaba por ser uma “Plataforma de paragem única”! Onde concentramos toda a informação necessária para tomarmos decisões sejam elas técnicas ou de negócio.
Estabilidade
É frequente vermos ferramentas a entrarem e a saírem do mercado. O Google Analytics está para ficar e isso confere-lhe um grau de confiança extra uma vez que é uma aposta segura.
Já usam o Google Analytics nos vossos negócios? Quais as dicas que mais gostariam de ver aqui sobre o tema?