O Google AdWords lançou recentemente uma nova extensão de anúncios chamada extensão de localização afiliada ou local de afiliado. Desenvolvida a pensar especialmente em cadeias de retalho, a extensão de localização afiliada permite que os anúncios mostrem as lojas físicas mais próximas que vendem o produto pelo qual o utilizador está a pesquisar. Representa assim uma forma de apoiar os esforços dos retalhistas no sentido de aumentarem as suas vendas offline.
Por exemplo, imaginem que a Sara pesquisa no motor de busca Google por uma televisão da Sony e encontra um anúncio desta marca. Como a extensão de local de afiliado foi utilizada, tal como podem comprovar na imagem seguinte, a Sara irá observar a morada das lojas ou o mapa até às lojas mais próximas que vendem a televisão pela qual ela pesquisou. Poderá inclusivamente obter direções até essas lojas.
Para criar esta extensão de anúncio, basta clicar na divisória Extensão de Anúncios e selecionar a extensão de local de afiliado no dropdown. Depois, é necessário não só especificar o país no qual as lojas se encontram localizadas como também as lojas em que cada um dos produtos é vendido, sendo estas escolhidas duma lista fornecida pela própria plataforma.
À semelhança das restantes extensões de anúncios, a extensão de local de afiliado exige que o anunciante pague exatamente o mesmo CPC que seria cobrado se o utilizador clicasse no anúncio em si ou noutras extensões. No entanto, ao contrário das extensões de localização standard, as extensões de local de afiliado não requerem ligação a uma conta Google My Business.
Neste momento, apenas algumas empresas sedeadas nos EUA e no Reino Unido têm acesso a esta extensão de anúncio, não havendo ainda informação sobre quando estará disponível para todos os anunciantes.
Qual a vossa opinião sobre a utilidade desta extensão? Que resultados esperam obter? 🙂