Foi com enorme satisfação que voltei ao IPAM – The Marketing School, de Lisboa para, juntamente com o João Nunes, demonstrar, perante uma excelente plateia, que é possível potenciar negócios com o Google. Um factor critico de sucesso que as empresas portuguesas têm de aproveitar, principalmente, em tempos de grande instabilidade económica e social como os que estamos a viver em Portugal.
Iniciei a apresentação do Case Study por confidenciar a percentagem de Revenue Online que foi gerado através da Google, em 2012, para os sites Pousadas.pt e Pestana.com: mais de 80%! Fazendo posteriormente o breakdown por fonte de tráfego: 60% SEO e 40% Google AdWords.
De seguida aproveitei para, voltar a, apresentar a minha definição de SEO perante a plateia mais conhecedora do tema que encontrei até à data; o que me deixou muito satisfeito.
[quote author=”Marco Gouveia, eShow Lisboa, 2012″]
O SEO é a arte de alcançar tráfego gratuito e qualificado que gere conversões.
[/quote]
Mais à frente indiquei alguns dos pontos chave da estratégia de SEO que está a ser implementada nos sites do Grupo Pestana e que tem por base um Keyword Research Efectivo:
- Pesquisa e Selecção de Keywords para Meta Tags e Landing Pages;
- Long Tail Keywords;
- Imunidade Algorítmica;
- Presença Efectiva nas Redes Socias;
- Analisar Concorrência e Potencial Eficácia;
- Estratégias Avançadas de Link Building.
Após este tópico expôs a nossa estratégia de Google AdWords, um tema que o João Nunes tão virtuosamente abordou, que assenta no Foco na Performance!
Marco Gouveia – Make the Web Work for You by Google no IPAM LisboaPrincipais pontos que abordei:
- Definir Objectivos;
- Analise do Tráfego Potencial;
- Aposta em Brand Keywords;
- Anúncios Agressivos Comercialmente;
- Sitelinks;
- Landing Pages Optimizadas;
- Quality Score;
- Remarketing;
- Testar, Medir, Testar.
Para finalizar abri o jogo e revelei os nossos números de 2012 em Google AdWords. Investimos 200.000€ e obtivemos 6.000.000€ de retorno, isto é, um rácio de custo/conversão de 3%.